Gurahl: Os raros senhores dos Andes.
Uma raça metamórfica que num primeiro momento pode soar improvável, mas que o cânone de Lobisomem apropriadamente insere no cenário sul-americano, a partir da presença dos nativos e ameaçados ursos de óculos andinos, são os ursos-metamorfos:
“Três de nossas tribos têm uma reduzida presença na América do Sul. Os Vigias dos Rios, os Andarilhos da Floresta e os Guardiões da Montanha têm alguns pequenos territórios. Ainda que tenhamos feito um grande esforço para nos mesclar com os ursos de óculos nativos, eles são extremadamente raros, e provavelmente os perderemos logo. Se apenas houvesse mais dos nossos, eles poderiam salvá-los, mas os governos não querem gastar recursos para salvar espécies quase extintas que provavelmente não se salvarão de qualquer forma. Por outro lado, temos deixado grande parte de América Central e do Sul aos Bastet que consideram seu domínio como indiscutível.” (Libro de Raza Cambiante: Gurahl, Pag. 63).
De fato, a presença dessa rara espécie remanescente de ursos sul-americanos, os urso-de-óculos, também conhecido como urso-andino ou urso-de-lunetas, abre a possibilidade de presença de Gurahl nativos na América do Sul e até mesmo nas regiões mais ocidentais do Brasil. Os ursos de óculos são uma espécie quase extinta, a única espécie sobrevivente de uma antiga linhagem de ursos nativos da América do sul, o que pode adicionar toques extras de tragédia e desespero ao explorar, como personagens-jogadores ou NPCs, Gurahl nativos.
A lendária aptidão dos Gurahl para o combate, apesar da índole pacata e solitária, seus cobiçados rituais secretos, conhecimentos ancestrais e potencial longevidade tornam os Gurahl uma alternativa interessante para NPCs realmente exótico e notáveis que atuem como sábios, curandeiros ou fontes de informações desconhecidas sobre o passado remoto e desconhecido da América do Sul em um ambiente normalmente livre da presença dos Mokolé por conta de seu clima frio.