O Caminho Baquara

Os Caminhos do Reino Sombrio de Ticum, um cenário para a edição de 20º Aniversário de Wraith The Oblivion.

Brasil In The Darkness
3 min readNov 24, 2021

Versão em Português-BR│Versión en Español

Por Odin Sama, Alex Pina, Flávio de Luca, Kynni Kayode e Porakê Martins.

Arte de Odin Sama

Alcunhas: Exus, Pombas-Giras ou Malandros.

Arcanoi: Titerismo, Phantasma e Teia Vital.

Marca da Morte: Eles têm dificuldade em esconder um sorriso sarcástico e de alguma forma parece que há uma sombra constante sobre seus rostos. Alguns mais antigos ainda apresentam um andar que parece não poder seguir em linha reta, como se estivessem permanentemente bêbados.

Habilidades Sugeridas: Manha, Empatia, Expressão, Lábia, Furtividade, Crime, Investigação.

Descrição: Baquara significa esperto em tupi. Os Baquaras estão entre os mais comuns em aparência e os mais complexos em propósito dentre todos os Caminhos de Ticum, sua função é se infiltrar entre as fileiras inimigas para obter informações e vantagens estratégicas em relação aos numerosos inimigos do Reino de Ticum.

Em geral, são escolhidos entre as Aparições mais astutas, perspicazes, ousadas e determinadas. Curiosas, elas tendem a ir as últimas consequências para obter respostas, e quando decidem descobrir algo não desistem nunca, o que é uma maldição pela perspectiva de muitos, mas um dom pelo ponto de vista deles próprios.

Este é o Caminho mais procurado por aqueles resgatados na atualidade, pois costuma ser visto como uma licença para uma liberdade de ação quase total e uma desculpa para visitar as Terras da Carne com certa frequência. Porém, é também o Caminho mais perigoso de se seguir, pois implica na disposição de se colocar em situações arriscadas, atrás das linhas inimigas e, muitas vezes, além de qualquer esperança de receber reforços quando se é pego pelos agentes da Hierarquia.

Os Baquaras algumas vezes se fixam a locais nas Terras da Carne para espionar mortais e usam de suas habilidades especiais para roubar segredos dos Efêmeros, principalmente quando se relacionam aos aliados das outras Aparições ou aos Grilhões delas. Eles também podem se infiltrar em Necrópoles, subornando outras Aparições com Pathos, uma vez que sua proximidade com emoções das Terras da Carne e situações extremas costuma mantê-los supridos com os sentimentos dos vivos.

Outra função tradicional entre os Baquara é a de levar as informações que obtêm até os Mocambos ou entre Mocambos, para tanto, são especialistas em conhecer os Atalhos e os pontos onde a Mortalha é mais fraca, fornecendo tais informações para seus aliados, geralmente em troca de mais informações uteis, notícias atuais das Necrópoles ou pequenos pagamentos em Pathos.

Também é comum que Baquaras se aliem à Médiuns, levando os conselhos e ensinamentos dos Egúns para seus “filhos” mortais, através de Phantasma ou Titerismo, estabelecendo uma relação de ajuda mútua, onde o Egún ajuda o mortal traficando informações em troca de favores na Terra da Carne e de oferendas que são convertidas em Pathos. Quando tais acordos são bem-sucedidos o mortal pode tornar-se um Grilhão para o Baquara, que recebe os benefícios de fornecer uma ligação dos Egúns com a Terra da Carne. Integrantes desse caminho são notáveis por prolongar sua presença, tanto nas Terras das Sombras como nas Terras da Carne dessa maneira.

Acumular Pathos para seus aliados de Mocambo é outro trabalho importante dos Baquaras, seja coletando o Pathos que emana de oferendas feitas pelos mortais ou absorvendo diretamente essas energias do convívio com os vivos. Alguns acham que pagar parte de seu Pathos para obter um favor de um Baquara é extorsão, mas os Egúns mais sábios reconhecem que a responsabilidade de ligar os Éguns as Terras da Carne é um fardo pesado e esse pagamento é mais que justo, principalmente por saber que eles têm a obrigação de manter outros Egúns com o Pathos que coletam.

Algumas Aparições dentre os Baquara recorrem frequentemente ao Titerismo ou Incorporar em níveis elevados, para usufruir da companhia dos vivos e dos prazeres da carne, outros, ainda mais poderosos, podem ir ainda mais longe e se tornam Reerguidos, se afastando de suas funções e eventualmente atraindo a atenção da Hierarquia e dos Falangeiros.

Conheça os demais Caminhos de Ticum nos links abaixo:

| BAQUARAS | CABOCLOS | CALUNGAS | FERREIROS | LANCEIROS | MANDINGAS | FALANGEIROS |

Conheça mais sobre sobre nosso cenário autoral para a edição de 20º aniversário de Wraith The Oblivion nos links abaixo:

O Reino Sombrio de Ticum: Apresentação do Cenário

O Reino Sombrio de Ticum: Os Caminhos de Ticum

--

--

Brasil In The Darkness

Fanpage brasileira do universo clássico de RPG de Mesa, Mundo das Trevas (World of Darkness).